Deve-se entender “política” para os fins do presente como sendo uma série de medidas para a obtenção de um fim. O fim pretendido pela Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® é o combate à prática de SPAM, como declarado no “COMPROMISSO ANTI-SPAM” e as medidas adotadas se dividem em:
• a) INFORMATIVAS OU EDUCATIVAS: destinadas a esclarecer não só aos clientes Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil®, mas também ao público em geral O QUE É o SPAM e as formas de minimizar acusações de prática de SPAM.
• b) TECNOLÓGICAS: consistentes do instrumental técnico colocado à disposição dos clientes Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® não só para evitar o recebimento de SPAM (tais como filtros, apelido oculto; lista de e-mails bloqueados, confirmação de origem, etc. ) como também para evitar ser acusado da prática de SPAM (confirmação ativa de cadastro), e;
• c) REPRESSIVAS: consistentes de disposições contratuais que autorizam a Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® a retirar do ar, sumariamente, os sites de clientes que violem o COMPROMISSO ANTI-SPAM assumido por ocasião da contratação dos serviços da Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil®.
Compromisso anti-spam do Grupo Albuquerque Brasil® e de seus clientes
A Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® em sincronia com as melhores práticas da Internet e dos órgãos não-governamentais mais influentes da Internet, e seguindo o apelo de seus usuários, manifesta publicamente seu compromisso anti-SPAM. Por ele a Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® se compromete a dificultar, por todos os meios a seu alcance, a prática de SPAM e a divulgar o repúdio a essa prática, bem como o propósito de impedir que seus clientes a executem.
Em contrapartida, todo aquele que se torna um cliente da Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® aceita, integralmente e sem restrições, automaticamente, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço prestado pela Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil®, o compromisso de NÃO PRATICAR SPAM EM QUALQUER DE SUAS MODALIDADES OU MANIFESTAÇÕES.
Sendo assim, todos os clientes da Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® se obrigam a seguir a norma de repúdio ao SPAM, responsabilizando-se pelo cumprimento da regra de não praticar SPAM em hipótese alguma e sob nenhum pretexto.
CASO SEJA CONSTATADO O ENVIO DE SPAM POR ALGUM CLIENTE, SEU “SITE” SERÁ RETIRADO DO AR NOS TERMOS PREVISTOS NO CONTRATO RESPECTIVO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS MEDIDAS CABÍVEIS.
É vedado aos clientes Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil®, o recebimento de mais de 10%(dez por cento) de e-mails bounced, salvo se outro limite houver sido expressamente estabelecido no contrato firmado com o cliente, hipótese em que prevalecerá o limite fixado contratualmente. Entende-se por “e-mail bounced”, qualquer tipo de erro que comprometa a entrega da mensagem ao seu destinatário. Um dos erros mais comuns é caixa postal de destino inexistente. Desta forma, caso o cliente Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® receba uma porcentagem de e-mails superior aos 10% acima especificados, se operará a presunção, pela Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil®, da prática de SPAM pelo cliente. O e-mail para denúncias de SPAM que, eventualmente, tenha sido praticado por cliente da Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® são abuso@AlbuquerqueHost.com.br .
ESTE É O COMPROMISSO ANTI SPAM DA Albuquerque Host & Grupo Albuquerque Brasil® E DE SEUS CLIENTES. CUMPRA-O E FAÇA COM QUE O MESMO SEJA CUMPRIDO EM PROL DE UMA INTERNET MELHOR.
Informações básicas sobre a caracterização da prática de spam
O que é o SPAM?
De modo objetivo, SPAM, para efeito do presente compromisso pode ser definido como o envio de e-mails e/ou de qualquer outro tipo de mensagem eletrônica que motive reclamação de qualquer destinatário do mesmo e/ou de qualquer organismo e/ou indivíduo com funções de combate e repressão à prática de SPAM.
O SPAM não é um meio de propaganda viável. Apesar de ser muito tentador usá-lo como meio publicitário, ele está forçando toda a Internet a uma mudança nos regulamentos de uso do sistema de e-mails e aumentando suas restrições e punições contra as empresas que praticam SPAM.
É importante também sempre denunciar o SPAM, que é uma prática negativa para a internet e somente por meio das denúncias poderemos combatê-la.
Porque SPAM é um problema?
A Internet, atualmente, é um ambiente extremamente dinâmico, complexo e cheio de informações. O e-mail é um dos componentes da Internet, e hoje em dia é um dos principais meios de comunicação dentro dela.
Entretanto, este meio de comunicação vem sendo cada vez mais degradado pelo elevado número de e-mails, não só de propagandas como também de piadas ou qualquer outro tipo de e-mail enviado indiscriminadamente, sem que tenha sido pedido pelo destinatário. Isso é o SPAM. Essa degradação se traduz em elevado uso de espaço para armazenamento das mensagens, sobrecarga dos servidores que administram e transmitem os e-mails, sobrecarga das redes de comunicação, etc.
Além disso, cada vez mais os e-mails não solicitados são ignorados pelos destinatários que passam, inclusive, a repudiar as empresas que os enviam. Assim, até mesmo comercialmente o SPAM está se tornando algo altamente não recomendável.
SpamCop – Spam Reporting and Filtering Software – https://spamcop.net
“Fight Spam on the Internet!” information center – https://spam.abuse.net
– Stop Spam! – https://www.scambusters.org/stopspam/index.html
Spambot Beware – Glossary of Spam Related Terms – https://www.turnstep.com/Spambot/glossary.html
Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – https://antispam.br
Instruções básicas que para minimizar acusações de prática de spam
Precauções
Não envie “newsletters” pressupondo que os destinatários gostariam de recebê-las.
Não tenha um campo de “cadastre seu e-mail” no seu site, sem seguir fielmente a “Confirmação Ativa” descrita neste documento.
Não compre listas de e-mails. Isso no mínimo é ilegal, e certamente gerará reclamações de envio de SPAM por seu site.